Apartamentos e casas com ambientes mais enxutos são uma tendência da engenharia e arquitetura modernas, projetadas especialmente para as grandes cidades.
E para unir praticidade e conforto, o design de interiores precisou se adequar, buscando soluções criativas para, mesmo em espaços pequenos, projetar espaços confortáveis e cheios de personalidade!
Para quem está decorando um novo lar, a primeira dica é escolher os móveis maiores e indispensáveis para depois eleger os complementares e os acessórios.
Assim, fica mais fácil definir as suas prioridades e o que usar nos espaços que “sobram”. Uma outra dica é optar por móveis com linhas retas e os espelhos, que dão a sensação de continuidade e de amplitude.
As cores também são muito importantes na decoração de espaços pequenos. Nesses casos, aposte em uma paleta neutra e coerente.
A sensação de amplitude é intensificada com o uso de cores mais claras e com o uso máximo de iluminação natural, indispensável nesses espaços.
As cores mais fortes podem aparecer nos acessórios espalhados pelo cômodo, quebrando a hegemonia dos tons claros.
Para os móveis, escolha peças multiuso e que otimizam os espaços:
- como banquinhos que podem funcionar como assento ou mesa lateral,
- sofás-cama,
- camas-baú que aumentem o espaço de armazenamento,
- armários com porta de correr,
- painéis giratórios…
Dar mais de uma opção de uso para o mesmo móvel pode diminuir a quantidade de peças em um ambiente, o que dará leveza e sensação de espaço livre!