Planejado em 1933 pelo arquiteto Attilio Corrêa Lima, o Setor Central é o primeiro bairro de Goiânia, a partir do qual a cidade se desenvolveu. O setor conta com importantes avenidas como, Avenidas Araguaia, Tocantins e Goiás formam um triângulo apontando para a Praça Cívica como centro administrativo. Estando localizado perto dos bairros Aeroporto, Leste Universitário e Leste Vila Nova.
O Centro possui construções que conservam o estilo Art Déco da época, comércio aquecido e uma diversidade de espaços de cultura e lazer.
(ladoalto @ladoalto)
O setor é o sexto mais populoso da cidade, com agitados bairros vizinhos e cruzamento de importantes avenidas. Confira em seguida o que esse bairro tem de melhor para oferecer:
Mercado Central
O Mercado Central foi inaugurado em 1950, e de lá pra cá é uma das principais atrações do Setor Central, localizado na Rua 03. Lá é possível encontrar uma variedade imensa de mercadorias e alimentos. Um dos destaques do Mercado Central, é a empada, referência gastronômica do local e a mais famosa de Goiânia.
Centro de Convenções
O Centro de Convenções de Goiânia, está localizado na esquina da Rua 03 com a Rua 04. Conta com hotéis, bancos, opções gastronômicas e de compra e lazer à sua volta. O local costuma ser palco para congressos nacionais, peças de teatro, apresentações musicais, ente outros entretenimentos.
Parque Multirama
Fundado em 1969, o local é um clássico ponto de visita, tanto para turistas, como para moradores da área. O parque possui ao todo 30 atrações, entre elas tobogã, roda gigante, cinema 4D, montanha-russa, carrossel, parque de dinossauros e um planetário.
Praça Pedro Ludovico Teixeira – Praça Cívica
É impossível deixar de mencionar a Praça Doutor Pedro Ludovico Teixeira conhecida como Praça Cívica, foi a primeira praça construída na capital. Nela que se encontram o Palácio das Esmeraldas, a residência oficial do governador de Goiânia, e o Palácio Pedro Ludovico Teixeira, edifício sede da administração pública estadual.
Todos os anos, a Praça Cívica abriga festividades de fim de ano, bem como celebrações do aniversário de Goiânia, todo 24 de outubro.
Nela está o Monumento à Goiânia, também chamado de Monumento às Três Raças. Uma escultura esculpida a bronze e granito homenageando a miscigenação entre as etnias branca, negra e indígena, que deu origem ao povo goiano.
Gostou do Setor Central? Fale com nossos corretores e conheça as opções de imóveis nesse setor.