Ao contrário do que muitos pensam é possível viver da renda de aluguéis.
Porém, para essa conquista se tornar realidade é necessário um bom planejamento, para que não se transforme em dor de cabeça.
Separamos 4 dicas para você estar preparado para entrar nessa nova modalidade. Confira!
-
1 – Escolha uma imobiliária:
O papel da imobiliária é proporcionar segurança e comodidade aos processos de aluguel de imóveis de todos os tipos, com a função de intermediar a relação e garantir os direitos e deveres de inquilinos e proprietários.
A chave para garantir esses direitos é o contrato de locação, que prevê e regulamenta todas as possibilidades de situações relacionadas à locação, desde a entrada no imóvel até a rescisão do contrato. As cláusulas, assim como todos os aspectos da locação de imóveis urbanos, devem estar em conformidade com a Lei do Inquilinato.
As imobiliárias contam com estrutura e profissionais especializados para evitar situações injustas ou de conflito durante todo o processo de locação de imóveis.
Grande parte dos conflitos que ocorrem nessa relação é resultado principalmente da falta de informação, falhas de comunicação e falta de esclarecimento sobre as regras envolvidas na locação.
Outro benefício é que quando o imóvel é entregue para o gerenciamento da imobiliária, ela também fica responsável por divulgá-lo a possíveis interessados, com seus próprios recursos, o que muitas vezes é feito através de sites, portais especializados, aplicativos, redes sociais e parcerias.
Na hora de escolher uma imobiliária procure se informar, fazer buscas junto ao CRECI, ver o índice de satisfação dos clientes, entre outros detalhes. Se necessário faça uma visita para entender melhor como é feita o gerenciamento dos imóveis a cada três, porque é ela que vai receber e depois fazer os pagamentos, inclusive dos tributos.
-
2 – Garanta que o imóvel esteja em condições de habitação:
Além de ser uma obrigação do proprietário, imóveis em boas condições tem oportunidades de ser alugado mais rápido. Verifique se o sistema elétrico, hidráulico e os demais itens estão em bom estado, reformas nesse caso não são gastos, e sim investimentos.
-
3 – Visite o imóvel com frequência:
Sabemos que com o passar do tempo é necessário realizar alguns reparos, por isso esteja sempre em contato com seu locador e agende visitas (todas as visitas devem ser acordadas com antecedência entre o locador e locatário). Além de evitar conflitos e desentendimentos você consegue ter um controle de como está sua propriedade e manter uma relação saudável.
-
4 – Verifique o tipo de garantia escolhida:
Muitas vezes, para facilitar as locações, deixamos de lado qualquer tipo de garantia. Assim, ter uma imobiliária pode te auxiliar nesse momento, dessa forma será mostrado quais tipos de garantia são melhores para o seu imóvel.
Não ter uma garantia pode te deixar desprevenido caso o locatário no fim do contrato faça qualquer dano à residência ou fique inadimplente.
A Investt possui 20 anos de experiência no mercado imobiliário e pode facilitar o aluguel do seu imóvel. Fale conosco e alugue o seu imóvel de forma fácil!